domingo, 26 de julho de 2015

Ciências- Seleção Natural


v SELEÇÃO NATURAL:


 


As espécies vão se modificando e se tornando cada vez mais ajustadas e adaptadas ao ambiente em que vivem.
Alfred Wallace e Charles Darwin foram dois naturalistas que proporão a ideia que os seres vivos têm diferentes chances de sobreviver e deixar descendentes. 
“Dei o nome de seleção natural ou de persistência do mais apto à conservação das diferenças e das variedades individuais favoráveis e à eliminação das variedades nocivas.”
Os indivíduos mais adaptados têm maiores chances de sobreviver, e por tanto, deixam um maior número de descendentes. Esses indivíduos são selecionados pelo ambiente, transmitindo as características favoráveis e seus descendentes.



Um exemplo de adaptação é a camuflagem. Certos organismos apresentam essa característica, como cores e formas muito semelhantes ao ambiente onde vivem, fazendo com que fique difícil de enxergá-los.

v FATOS A FAVOR DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA:
A aceitação da teoria da evolução foi consequência de:
§  Muitas observações de fósseis
§  Semelhanças na composição, estrutura e no funcionamento do organismo de diferentes espécies
§  Observação do desenvolvimento de embriões, especialmente dos vertebrados.
§  Estudos acerca da adaptação dos organismos ao seu ambiente.
§  Conhecimentos que a Ciência vem construindo na área da genética



v FÓSSEIS
Os fósseis são restos ou vestígios de seres ancestrais. Eles são raros, pois só podem ser conservados em rochas e outros materiais como âmbar, onde não há o contato com microrganismos decompositores.
Eles são importantes, já que mostram claramente as possíveis origens dos animais de hoje. Neles, é possível observar estruturas e órgãos que ainda estão presentes em espécies atuais, e é importante dizer que, quanto mais recentes os fósseis, maiores semelhanças eles possuem com os seres atuais.

v AS TEORIAS DA EVOLUÇÃO
è  A teoria de Lamarck: Afirmava que o ambiente provoca as transformações nos animais com o passar do tempo. O ambiente força os animais a adquirirem novos hábitos, para não serem extintos.
Esses hábitos podem exigir o desenvolvimento ou a atrofia de alguma parte do corpo. Essa ideia ficou conhecida como lei do uso e desuso.
Outra ideia de Lamarck era que as características que os seres adquirem ao longo de sua vida são transmitidas para as outras gerações que viriam existir. (Hereditariedade)
Porém, hoje sabemos que as características não são transmitidas de geração para geração, e por isso, a ideia de Lamarck não está correta.

è A teoria de Darwin:
·        Entre indivíduos da mesma espécie existe uma grande variabilidade (cor, tamanho, força, comportamento...).
·        Os mais aptos têm mais chance de sobreviver e de reproduzir, e assim deixarão mais descendentes (seleção natural, já discutida).

v ADAPTAÇÃO:
Existem dois tipos de adaptação, a individual e a da espécie:
è Individual: É adquirida pelo indivíduo com o passar do tempo. Ex: escurecimento da pele devido ao Sol.
è Espécie: Os indivíduos se modificam para terem maiores chances de sobreviver. Com o passar do tempo, essas características passam para as gerações, tornando a espécie mais adaptada ao ambiente em que vive.  Essa é uma adaptação evolutiva.

v GENÉTICA E EVOLUÇÃO:
As causas da variabilidade nas espécies são:
è Mutação: são alterações que ocorrem no material genético, e que podem levar ao aparecimento de novas espécies.
è Recombinação: produz novas combinações das informações genéticas dos indivíduos, através da reprodução sexuada.


Capítulo 4
v PORQUE CLASSIFICAR?
Com a identificação das espécies, é possível agrupa-las, ou seja, organizá-las de acordo com critérios preestabelecidos. Essa organização se chama classificação biológica ou taxonomia. Ela é importante para comparar, identificar e classificar seres vivos, ajudando nos estudos, e até a descobrir novas espécies.
v AS ESPÉCIES:
É o conjunto de indivíduos muito semelhantes entre si, que podem reproduzir em condições naturais, gerando descendentes férteis.
®   Espécime: indivíduo de uma espécie.

è CLADOGRAMA: Representações gráficas nas quais se apresentam as relações de parentesco existentes entre os grupos de seres vivos apresentados.
  

Exemplos:
    
NOMECLATURA DE LINEU:
Lineu propôs um sistema, em que o nome das espécies fossem escritos com duas palavras em latim, e assim ficou conhecido como sistema binomial. Nesse sistema, a primeira letra deve ter inicial maiúscula, e é o gênero. Já a segunda deve ser escrita com a primeira letra minúscula. As duas palavras juntas formam a espécie, e devem estra sempre destacadas no texto (em itálico, em negrito, ou sublinhados).

v CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:

Antigamente, os métodos de classificação eram baseados somente na morfologia, mas os métodos atuais são baseados na evolução da espécie, e procuram mostrar as relações de parentesco entre grupos. Quanto maior a semelhança, maior é o grau de parentesco dos animais. 


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