v SELEÇÃO NATURAL:
As
espécies vão se modificando e se tornando cada vez mais ajustadas e adaptadas
ao ambiente em que vivem.
Alfred
Wallace e Charles Darwin foram dois naturalistas que proporão a ideia que os
seres vivos têm diferentes chances de sobreviver e deixar descendentes.
“Dei o nome de seleção natural ou de
persistência do mais apto à conservação das diferenças e das variedades
individuais favoráveis e à eliminação das variedades nocivas.”
Os
indivíduos mais adaptados têm maiores chances de sobreviver, e por tanto,
deixam um maior número de descendentes. Esses indivíduos são selecionados pelo ambiente,
transmitindo as características favoráveis e seus descendentes.
Um exemplo de
adaptação é a camuflagem. Certos
organismos apresentam essa característica, como cores e formas muito semelhantes
ao ambiente onde vivem, fazendo com que fique difícil de enxergá-los.
v FATOS A FAVOR DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA:
A aceitação da
teoria da evolução foi consequência de:
§ Muitas observações de fósseis
§ Semelhanças na composição, estrutura e no
funcionamento do organismo de diferentes espécies
§ Observação do desenvolvimento de embriões,
especialmente dos vertebrados.
§ Estudos acerca da adaptação dos organismos ao
seu ambiente.
§ Conhecimentos que a Ciência vem construindo na
área da genética
v FÓSSEIS
Os fósseis são
restos ou vestígios de seres ancestrais. Eles
são raros, pois só podem ser conservados em rochas e outros materiais como âmbar, onde não há o contato com microrganismos decompositores.
Eles são
importantes, já que mostram claramente as possíveis origens dos animais de
hoje. Neles, é possível observar estruturas e órgãos que ainda estão presentes
em espécies atuais, e é importante dizer que, quanto mais recentes os fósseis, maiores semelhanças eles possuem com
os seres atuais.
v AS TEORIAS DA EVOLUÇÃO
è A
teoria de Lamarck: Afirmava que o ambiente provoca as transformações
nos animais com o passar do tempo. O ambiente força os animais a adquirirem
novos hábitos, para não serem extintos.
Esses hábitos podem exigir o
desenvolvimento ou a atrofia de alguma parte do corpo. Essa ideia ficou
conhecida como lei do uso e desuso.
Outra ideia de Lamarck era que as
características que os seres adquirem ao longo de sua vida são transmitidas
para as outras gerações que viriam existir. (Hereditariedade)
Porém, hoje sabemos que as
características não são transmitidas de geração para geração, e por isso, a ideia de Lamarck não está correta.
è A teoria de Darwin:
·
Entre
indivíduos da mesma espécie existe uma grande variabilidade (cor, tamanho,
força, comportamento...).
·
Os mais
aptos têm mais chance de sobreviver e de reproduzir, e assim deixarão mais
descendentes (seleção natural, já discutida).
v ADAPTAÇÃO:
Existem dois tipos de adaptação, a
individual e a da espécie:
è Individual: É adquirida pelo indivíduo com o passar do
tempo. Ex: escurecimento da pele devido ao Sol.
è Espécie: Os indivíduos se modificam para terem maiores
chances de sobreviver. Com o passar do tempo, essas características passam para
as gerações, tornando a espécie mais adaptada ao ambiente em que vive. Essa é uma adaptação evolutiva.
v GENÉTICA E EVOLUÇÃO:
As causas da variabilidade nas espécies são:
è Mutação: são alterações que ocorrem no material genético,
e que podem levar ao aparecimento de novas espécies.
è Recombinação:
produz novas combinações das
informações genéticas dos indivíduos, através da reprodução sexuada.
Capítulo
4
v PORQUE CLASSIFICAR?
Com a identificação das espécies, é possível
agrupa-las, ou seja, organizá-las de acordo com critérios preestabelecidos.
Essa organização se chama classificação
biológica ou taxonomia. Ela é importante para comparar, identificar e
classificar seres vivos, ajudando nos estudos, e até a descobrir novas
espécies.
v AS
ESPÉCIES:
É o conjunto de indivíduos muito semelhantes
entre si, que podem reproduzir em condições naturais, gerando descendentes
férteis.
® Espécime:
indivíduo de uma espécie.
è CLADOGRAMA:
Representações gráficas nas quais se apresentam as relações de parentesco
existentes entre os grupos de seres vivos apresentados.
Exemplos:
v NOMECLATURA DE LINEU:
Lineu propôs um
sistema, em que o nome das espécies fossem escritos com duas palavras em latim,
e assim ficou conhecido como sistema
binomial. Nesse sistema, a primeira letra deve ter inicial maiúscula, e é o
gênero. Já a segunda deve ser
escrita com a primeira letra minúscula. As duas palavras juntas formam a espécie, e devem estra sempre
destacadas no texto (em itálico, em negrito, ou sublinhados).
v CLASSIFICAÇÃO BIOLÓGICA:
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