domingo, 26 de julho de 2015

Geografia- A distribuição de água nas paisagens


Geografia

v  A distribuição das águas na paisagem:
A água e um dos elementos mais importantes para a nossa presença no planeta. O conjunto de águas do planeta é chamado de hidrosfera. A água que compõe a hidrosfera pode ser classificada em água oceânica e água continental. A água oceânica (97,5%) é a água salgada, impropria para o consumo humano. Já a água continental (2,5%) é a água doce, própria para o consumo humano e que são representadas por rios, lagos, pântanos, calotas polares, geleiras e lençóis freáticos e subterrâneos.
A água circula em nosso planeta através do chamado ciclo da água ou hidrológico. Este ciclo é um movimento que a água faz, que faz com que o nosso planeta fique sempre com o mesmo volume de água sempre. Observe a ilustração:
1.      O sol aquece as águas dos rios, mares e lagos.
2.      A água, quando aquecida, evapore, condensa e forma nuvens. As plantas, ao fazerem fotossíntese, e os seres vivos, quando transpiram, também liberam vapor de água.
3.      As nuvens vão se transformar novamente em água no estado liquido, ou seja, a chuva que se precipita sobre a superfície.
4.      Parte da água da chuva que cai sobre a superfície penetra no solo e alimenta os lençóis freáticos. Outra parte vai para os rios e lagos.

Os rios são uma grande fonte de água doce. Além de fornecer água à população, eles também são uma fonte de energia e de transporte. Por isso, varias civilizações se desenvolveram na margem deles.

O rio é uma corrente de água natural e doce, que se desloca em um terreno de altitude elevada. 
O percurso do rio é chamado de curso do rio  e a superfície por onde ele passa se chama leito. O local onde o rio nasce é chamado de nascente ou cabeceira e onde ele deságua é chamado de  foz ou embocadura.



Os rios que nascem da água de lagos são chamados de lacustres. Também a rios que nascem do lençol freático e os que se originam de outros rios, e já nascem com um grande volume. A neve das montanhas também podem originar rios, quando derrete.

A foz do rio pode ser em estuário ou em delta. A foz em estuário ocorre quando um rio termina seu curso deságuando diretamente no mar. Já a foz em delta ocorre quando o rio se divide em rios menores antes de despejar no mar.


O regime dos rios ou regime fluvial esta relacionado com a variação do volume de água de um rio, que muda conforme as variações climáticas. Os rios temporários são aqueles que secam durante o ano, em determinadas épocas. Já os rios que nunca secam são chamados de permanentes ou perenes. Em determinadas épocas do ano, esses rios perdem parte do seu volume, porém nunca secam.
Os rios de planície correm em um terreno relativamente plano e suas águas fluem lentamente. Eles são considerados bons para a navegação.
Os rios de planalto correm por um terreno bem mais acidentado e são próprios para a construção de usinas hidrelétricas e para esportes radicais. Eles são agitados e correm com muita mais velocidade.
Os rios também podem ser utilizados como meios de transporte. Alguns deles são chamados de hidrovias. O transporte hidroviário é em geral, muito econômico, pois transporte grandes cargas sem gastar quase nada de combustível. Porém esse meio de transporte não é tão bom pois não é muito ágil e em algumas épocas do ano é inviável por causa da perda de volume dos rios.
As bacias hidrográficas são a área banhada pelos rios e seus afluentes.

As águas subterrâneas são indispensáveis para a vida no planeta, pois contem 95% da água doce do planeta. A água subterrânea é toda a água contida em baixo da superfície terrestre. Parte da água da chuva que cai se infiltra no solo e quando encontra a camada de rocha impermeável forma um reservatório subterrâneo, chamado de lençol subterrâneo ou aquífero. Os lençóis subterrâneos encontrados nas camadas mais próximas da superfície são chamados de lençóis freáticos. Já os que estão nas camadas mais profundas são chamados de lençóis artesianos. Para chegar nessa camada é necessário o uso de maquinas especiais.





Os lagos de água doce podem se originar da água da chuva, dos rios ou até mesmo do lençol freático. Como os rios, o seu volume também depende das condições climáticas. As suas dimensões, a sua profundidade a altitude em que se encontra também podem variar, podendo ser muito grande ou minúscula.
Apesar da enorme quantidade de água no planeta, uma pequena porcentagem serve para o consumo humano. Ele, por sua vez, também se tornou maior com o passar do tempo e o aumento da população. O aumento da produção industrial o crescimento da produção agrícola também contribuíram para um maior consumo desse bem tão valioso.

5 comentários:

  1. então estou procurando algo que esteja de acordo com o meu livro pq estou estudando para a minha prova mas,ajudou SÓ UM POUQUINHO!

    ResponderExcluir
  2. Bem fraco mas,ajudou um pouco...

    ResponderExcluir
  3. Preciso fase 6 paginas disso aiii e so deu duar folhasisso tudo aii frente e verso ajudaaah

    ResponderExcluir