sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Geografia- capítulo 5

Capítulo 5

Até a década de 1960, o Brasil foi um país mais rural do que urbano, e grande parte da população e a economia dependia dele. As atividades realizadas no campo constituem o 1º setor da economia.

à campo
à indústrias
à comércio

 




A soma desses três constitui o PIB do Brasil
E o que é PIB?
O PIB é um dos principais indicadores da economia, revelando o valor de toda a riqueza gerada.

Exportação
Devido a maneira pela qual o Brasil foi colonizado, desde sempre ele atendeu o mercado externo. O solo e o relevo também ajudam para a produção de vários gêneros agrícolas.

Como o campo no Brasil é utilizado?
·         Pecuária à carne à maior exportador, pois produz mais que o necessário
                           à leite
·         Lavoura à grãos à 68% da produção de soja é exportada.

Terras destinadas para o mercado interno ficam em segundo plano, na maior parte das vezes com produtores pequenos, em pequenas terras (latifúndios)

Terras destinadas para o mercado externo são a maioria do Brasil, administradas por grandes produtores ou empresas, em latifúndios com tecnologia.

A tecnologia no campo
Cada vez mais ela está sendo utilizada no campo, com máquinas mais avançadas e com o uso da biotecnologia por exemplo, que estão contribuindo para uma produção maior.
A tecnologia também ajuda na distribuição dos produtos em uma área maior.
Todas essas mudanças acontecem devido as grandes multinacionais, responsáveis pelo plantio e pela criação de animais, muitas vezes que são exportados.






















Agronegócio:
• Agronegócio: “Economia, processos ou operações relacionadas à agricultura e à pecuária desde a produção de seus produtos até à comercialização dos mesmos.”
(Etm. agro + negócio)

Transgênicos e biotecnologia
São organismos modificados a partir da engenharia genética para adquirir características diferentes e melhores.     



 Algumas pessoas acreditam que nos transgênicos o uso dos agrotóxicos é reduzido, mas isso não é verdade, pois eles conseguem resistir mais a eles, e por isso os agricultores aplicam várias vezes na mesma área, porém ocorre a seleção natural e as ervas daninhas mais fortes são as que sobrevivem, e a cada vez a população vai ficando mais resistente ao agrotóxico.
Também existem aqueles que acreditam que os agrotóxicos não fazem bem, pois só por não ter acontecido nada até hoje com as pessoas, não significa que não pode, e também as que acreditam que eles põem acabar com a fome, oque não é verdade, pois o problema não é a falta de alimentos, e sim a má distribuição.

As relações de trabalho no campo:
Agricultura familiar: mão de obra composta por membros da família
Arrendamento: contrato que o proprietário faz com outra pessoa que tem interesse em cultivar em suas terras
Parceria: é o mesmo que arrendamento, porém o proprietário e o interessado dividem as terras.
Posseiros: trabalhador rural que utiliza uma terra mas não possui o documento legal da propriedade dela.
Grileiro: pessoa que se apropria ilegalmente das terras, apresentando um titulo falso.
  


Movimento dos trabalhadores sem terra
Esse movimenta é conhecido como MST, ou seja, Movimento dos Sem Terra, que tem como objetivo garantir o trabalho no campo, e o direito de acesso a terra. Para pressionar o governo a distribuir terras para os trabalhadores, o movimento os organiza em acampamentos na beira de estradas, ou em propriedades já habitadas. Porém, muitas vezes as famílias dos acampamentos vivem em situações precárias, sem acesso a alimentação, saúde e educação. O movimento acaba gerando brigas e conflitos entre os latifundiários e os trabalhadores. Esse movimento foi muito importante para a história do país, e atualmente ainda é uma forma organizada de pressão pela conquista de terras, e pelo o assentamento em todo o país.

9 comentários: